A VOLTA AO MUNDO EM 80 DISCOS - Os Melhores Internacionais de 2012


O ano chega ao fim e, como é de costume, surgem centenas de listas com melhores e melhores da música no Brasil e no mundo. Para não ficar de fora, apresento no Embrulhador uma série especial intitulada A Volta Ao Mundo Em 80 Discos. Fiz um balanço geral dos lançamentos internacionais que ouvi esse ano (cerca de trezentos) e, na hora de classificar os melhores, percebi que a lista ficaria bastante ‘globalizada’. Então, a minha proposta é apontar o que de melhor acontece na música de vários países ao redor do planeta, com um passeio por diversos gêneros musicais, incluindo meus achados ao longo do ano.

Nesta lista de 80 discos internacionais aparecem 35 bandas, 23 cantores e 22 cantoras. Vamos passear por 21 países e por 33 gêneros musicais. Além dos lançamentos que ganharam mais destaque na crítica norte americana (quase metade dos discos vem dos Estados Unidos), me preocupei em incluir um número caprichado de artistas de outros países. Destaque para: Reino Unido (7), Suécia (5 discos), Espanha (5), Austrália (4), Canadá (4) e França (3). Na minha tabela de cotações, quase todos esses discos ganharam nota igual ou superior a 80. A maioria deles foi apresentada durante o ano na seção Ficha Review, lembra?

E antes que você me pergunte do Brasil, adianto que a revista especial Os 100 Melhores Álbuns da Música Brasileira em 2012 está no forno, com muita coisa boa, e será lançada no Embrulhador no dia 16 de janeiro. Fiquem de olho - ou melhor, de ouvido - aberto!

Então, vamos lá. Para conferir a lista completa (em ordem decrescente) basta navegar pelos botões abaixo. Bom apetite! Ah, e não se esqueça de deixar seus comentários. Que disco não deveria ter sido citado? Qual faltou? Que posição no ranking você não achou justa? Quero saber a sua opinião.