Os 100 Melhores Álbuns da Música Brasileira em 2012


Muita gente me pergunta como eu consigo ouvir tantos discos no ano. Realmente, quando falamos de mais de 550, essa tarefa não é lá das mais fáceis. Mas é das mais prazerosas. Eu não ouço um número tão grande de lançamentos nacionais apenas para fazer essa edição especial do Embrulhador. Eu ouço porque gosto de música, com lista ou sem lista. Me desculpem pelo clichê, mas o que eu faço nada mais é do que unir o útil ao agradável. E qual a utilidade disso?

Com um balanço abrangente e criterioso do que acontece no nosso país, a lista dos melhores discos do ano do Embrulhador faz muita gente descobrir novos artistas e trabalhos interessantes que muitas vezes passam despercebidos pela mídia. O ranking gera dezenas, centenas, milhares de comentários - em sua grade maioria, positivos - sobre a música brasileira atual. Eu seria um péssimo sujeito se ouvisse tanta coisa boa e não compartilhasse. 

Se compartilhar é o útil, o agradável é aproveitar tudo o que de bom que a música brasileira pode proporcionar, numa mistura que só existe aqui. Samba, jazz, pop, rock, blues, hip-hop, forró, bossa... Do som mais simples, minimalista, ao mais incrementado com elementos eletrônicos, experimentei grandes criações musicais em 2012. Conheci cantoras apaixonantes, compositores inspirados, instrumentistas virtuosos, bandas promissoras. Também vibrei com novos trabalhos de nomes já consagrados. Agora, compartilho o agradável com você. 

Uma novidade na edição deste ano: na lista dos 100 melhores, cada disco é apresentado com um link. Com um clique você pode baixar os que foram disponibilizados gratuitamente na internet, ouvir os que estão em streaming ou conhecer o trabalho do artista. Bom apetite!


O que você achou da lista? Ficou surpreso com alguma colocação? Qual disco deveria ter entrado e ficou de fora? Qual não merece ser apontado como um dos melhores do ano? Deixe seu comentário na caixa abaixo ou, se preferir, envie um e-mail com críticas, sugestões e o que bem entender para contato@embrulhador.com. Se gostou, compartilhe na página do Embrulhador no Facebook e ajude a disseminar a boa música brasileira.



Veja também: